03/09/2015 por Norteando Você

O que comer após colocar aparelhos ortodônticos

Alguns alimentos duros e com alto teor de açúcar devem ser evitados

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. Foto:Reprodução.

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. Foto:Reprodução.

Seja por fatores genéticos ou por problemas causando ao longo da fase crescimento, algumas pessoas começam a usar aparelhos ortodônticos para corrigir algumas falhas de alinhamento nos dentes. Sempre que se começa a usar um aparelho dentário surge aquela velha dúvida “o que eu posso e o que eu não posso comer?”. O Norteando Você vai te dar dicas do que comer após a implantação do aparelho.

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. Os aparelhos removíveis são mais indicados para pessoas em fase de crescimento, onde o objetivo principal é a alteração do crescimento ósseo da região do rosto. Já a aparelhagem fixa é mais indicada para pessoas que necessitam de uma movimentação direta dos dentes.

O que comer após colocar aparelhos ortodônticos?

Alimentos e Bebidas

Após a colocar o aparelho ortodôntico, geralmente os dentes ficam bem doloridos, então para evitar incômodos é melhor optar por alimentos em estado líquido. Milk-shakes, vitaminas, sucos de frutas, iogurte e leite são algumas das bebidas que você pode ingerir.

Alimentos Macios

Nem sempre temos vontade de nos alimentar de alimentos líquidos, se você acabou de por um aparelho ortodôntico ou fez manutenção e quer comer algo um pouco mais sólido, alimentos macios são as melhores escolhas. Purê de batatas, legumes cozidos, como cenoura, abóbora e batata doce; frutas de consistência mais mole como bananas, mamão e melão, podem ser ingeridas tranquilamente.

Alimentos na temperatura ambiente

Se seus dentes estiverem doloridos, eles podem ser mais suscetíveis à sensibilidade de temperaturas quentes ou frias. Se optar pela sopa, deixe que esfrie primeiro. Evite qualquer bebida que contenha gelo, o ideal é consumir alimentos na temperatura ambiente.

Lembre-se que alguns alimentos devem ser evitados. Açúcar e amido, por exemplo, causam bactérias, ocasionando o desenvolvimento de placas nos dentes. Alimentos como sorvete, chocolate, doces, refrigerantes e outros alimentos que contenham uma alta quantidade de açúcar também devem ser evitados, para preservar a sua saúde bucal.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário