09/09/2015 por Norteando Você

A importância da Higienização correta dos alimentos

Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar as possíveis contaminações

Além dos cuidados citados é também recomendado para uma alimentação saudável: mastigar bem os alimentos, evitar os que são muito condimentados. Foto:Reprodução.

Além dos cuidados citados é também recomendado para uma alimentação saudável: mastigar bem os alimentos, evitar os que são muito condimentados. Foto:Reprodução.

A higienização correta dos alimentos é de fundamental importância, pois desde o plantio até a venda, várias bactérias e germes podem acabar tornando o seu alimento impróprio para o consumo.

Por isso, os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar as possíveis contaminações, evitando a formação de bactérias, problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo alimentício.

Uma das práticas que pode ser adotada para afastar o risco da contaminação do alimento é lavar com água corrente e sabão, os utensílios usados para preparar e servir os alimentos, tais como panelas, pratos, talheres e copos.

Frutas e verduras devem ser muito bem lavadas antes de ingeridas, pois elas podem trazer consigo microrganismos ou resíduos de agrotóxicos.  Ter o hábito de lavar as mãos com sabão antes das refeições, também ajuda a evitar doenças como as verminoses.

 

Dicas de como higienizar os seus alimentos

– Não misture alimentos crus com os cozidos. Alimentos crus podem conter microrganismos que contaminam os alimentos cozidos, é a conhecida contaminação cruzada;

– As superfícies que entram em contato com os alimentos, como os utensílios, a mesa e a pia, devem sempre estar em bom estado de conservação e limpas;

– Alimentos consumidos crus devem ser lavados e higienizados da seguinte forma:

Preparar a diluição para desinfecção: Misturar 10ml, equivalente a 1 colher de sopa rasa de água sanitária para 1 litro de água ou 20ml, 2 colheres de sopa rasas de hipoclorito de sódio para 1 litro de água e deixar os alimentos de molho de 15 a 30 minutos;

– Lavar com água as frutas, os legumes e os vegetais de folha por folha .

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário