28/12/2015 por Norteando Você

Peças que não podem ser colocadas na máquina de secar

Por conta das altas quantidades de calor lançadas pelas máquinas de secar, algumas peças podem ser lavadas na máquina, mas não podem secar na secadora

Peças como sutiãs, biquínis, calcinhas de renda e pantufas não podem ir para a máquina de secar. (Foto: Reprodução)

Peças como sutiãs, biquínis, calcinhas de renda e pantufas não podem ir para a máquina de secar. (Foto: Reprodução)

Com a correria do dia a dia, os aparelhos domésticos que acabamos mais usando em casa nem chega a ser o fogão. Na maioria das vezes a máquina de lavar e a de secar são as mais utilizadas.

A praticidade que esses aparelhos nos oferecem é enorme. É só jogar as roupas lá dentro com a quantidade certa de sabão e amaciante, ligar o botão e pronto, a máquina faz todo o trabalho duro.

Para secar as roupas, o grande problema mesmo é a falta de espaço. Com os apartamentos cada vez menores, não sobra espaço nem para pendurar as roupas para que elas sequem naturalmente. Daí a necessidade de máquina de secar.

Porém, algumas peças de roupas e tecidos são mais sensíveis do que outros e não podem ser colocados na secadora. Podem até ser lavados na máquina de lavar, mas não podem ser secados pelo mesmo aparelho e nem por uma secadora.

Peças como sutiãs e biquínis são normalmente lavados na máquina de lavar e não existem problemas quanto a isso, principalmente se o aparelho não utilizar água morna ou quente no processo. Porém, sutiãs e biquínis não podem ir para a secadora, pois o calor que a máquina solta para secar as roupas pode fazer com que essa peça perca sua forma.

No caso dos biquínis, o calor da máquina de secar pode fazer com que a elasticidade da peça se quebre, fazendo com que a peça fique esticada e não volte ao seu tamanho original.

Tapetes de banho de borracha e pantufas também não podem ir para a máquina de secar e o calor é igualmente a causa. As altas temperaturas da máquina de secar podem encolher as pantufas e estragar as borrachas que grudam o tapete de banho no chão, podendo nesse caso causar até um incêndio na máquina.

Itens como meia-calça, calcinhas de renda e peças com aplicações em pedrarias não podem ser colocadas nem na máquina de lavar e nem na de secar. Artigos em renda e meia-calça podem ter fios puxados pelas máquinas, já as pedrarias das roupas podem cair com os movimentos das máquinas e entupir e quebrar os aparelhos.

Antes de colocar qualquer peça tanto na máquina de secar, quanto na de lavar, lembre-se sempre de conferir as etiquetas. Também é bom dar uma lida no manual de instruções dos aparelhos, aquele mesmo que ninguém dá muita importância, pois ali podem conter várias informações sobre quais peças podem ser colocadas ou não na máquina.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário