27/09/2016 por Norteando Você

Trigo: a importância do cereal na alimentação diária

O trigo é quase indispensável na preparação de algumas gostosuras. Mas qual a importância do cereal na alimentação diária da população? A nutricionista Aretha Magalhães, da Equilíbrio, consultoria de nutrição da Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, dá algumas dicas. Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que o […]

trigo-preparoO trigo é quase indispensável na preparação de algumas gostosuras. Mas qual a importância do cereal na alimentação diária da população?

A nutricionista Aretha Magalhães, da Equilíbrio, consultoria de nutrição da Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, dá algumas dicas.

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que o trigo é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais.

Aretha explica que, após processado, quando passa pelo processo de moagem, o cereal se transforma em farinha e passa a ser ingrediente na fabricação de doces e salgados.

Trigo

“A principal função da farinha de trigo na alimentação é o fornecimento de energia por meio dos carboidratos”, ressalta a nutricionista.

Algumas restrições, no entanto, devem ser observadas. O trigo não é recomendado em caso de doença celíaca, que atingir 1% da população, de alergias às proteínas do cereal ou sensibilidade (6% da população).

Dados apresentados, em 2016, pela Revista Britânica de Nutrição esclarecem que o consumo de trigo é seguro para pessoas saudáveis.

“O cérebro e algumas células utilizam basicamente energia vinda da digestão dos carboidratos para realizar suas funções. Retirar a farinha de trigo do cardápio pode causar falta de disposição, além de dificultar a manutenção de uma alimentação saudável, causando desequilíbrio”, exemplifica Aretha.

O cultivo de trigo acompanha a história da humanidade e começou na Mesopotâmia, região entre o Egito e Iraque, há cerca de 10 mil anos. A invenção do pão data de 4.000 a.C. com a descoberta da fermentação pelos egípcios. Há dois mil anos os chineses descobriram o trigo e começaram a desenvolver farinhas, massas e pastéis. No século XV, chegou à América pelas mãos dos europeus.

No século XX, o Brasil se transformou em um grande produtor de trigo. Hoje o alimento é altamente difundido em nossa cultura.

Aproveitando todas as dicas, a Finna sugere uma receita com farinha de trigo: o Pão de Carne.

Como preparar

Ingredientes para a massa do pão

1 kg de farinha de Trigo Finna Tipo 1
200g de açúcar
20g de sal
25g de fermento
30g de Margarina Puro Sabor
250g de parmesão
Leite para dar o ponto
3 Cebolas
Azeite

Passo a passo do Pão:

Passo 1 – Misture todos os ingredientes e por último coloque leite aos poucos até obter uma massa que desgrude da mão. Sovar a massa até que fique bem lisa.

Passo 2 – Pique 3 cebolas e leve ao fogo com azeite e uma colher de sopa de açúcar até caramelizar e ficar com uma coloração amarronzada.

Passo 3 – Faça bolinhas de 30g com a massa e recheie com um pouquinho da cebola caramelizada. Deixe descansar até dobrar de volume. Asse em 150 graus.

Ingredientes para Temperar a Carne
3 dentes de alho amassados
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
500g de filé mignon
2 colheres de sopa de óleo

Passo a passo da Carne

Passo 1 – Bata no liquidificador o alho, o sal, a pimenta, e o azeite e passe essa mistura na carne. Deixe descansar por 15 minutos nesse tempero.

Passo 2 – Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite a peça inteira de carne dos dois lados, até ficar dourados por fora e sangrentos por dentro.

Passo 3 – Leve ao forno por 10 minutos. Corte em fatias bem finas. Espete a carne no pão. A carne deve ficar por cima do pão.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário