11/08/2016 por Norteando Você

Espectroscopia Raman reúne cientistas em Fortaleza

Ceará se constitui um dos núcleos brasileiros de destaque mundial na pesquisa. Técnica foi criada em 1982

raman-forense

Ciência Forense é uma das áreas beneficiadas pela técnica Raman (Foto: Reprodução)

Fortaleza sediará a partir deste domingo (14) até 19 de agosto a Conferência Internacional de Espectroscopia Raman.

O evento vai reunir cerca de 400 especialistas de mais de 15 países, abrangendo todas as áreas onde a técnica é utilizada.

O congresso pretende, principalmente, aprofundar as discussões científicas de técnicas baseadas em Raman e proporcionar um intercâmbio entre os maiores especialistas da área e os jovens cientistas.

Raman

A técnica de Raman é conhecida por medir a intensidade química e a estrutura dos materiais em várias industrias, com ênfase para os produtos farmacêuticos, químicos finos, minerais e alimentos.

O Ceará se constitui um dos núcleos brasileiros destaque mundial na pesquisa. A técnica foi criada em 1982 pelo cientista indiano Chandrasekhara Venkata Raman.

Entre os diversos temas de conferências e trabalhos científicos que serão apresentados durante a conferência, estão a aplicação da técnica no estudo de fármacos e proteínas, por meio do uso de raio laser; na identificação e diagnóstico de lesões malignas em células e que podem distinguir com maior precisão e rapidez entre as células cancerosas, pré-cancerosas e tecidos normais.

Ciência Forense

Os cientistas discutirão também o seu uso em Ciência Forense para a identificação de substâncias desconhecidas e e até mesmo a aplicabilidade nas áreas de artes e patrimônio, identificando os materiais originais (tintas, pigmentos, materiais, entre outros) em obras de arte ou arquitetônicas e de patrimônio histórico.

“A realização da conferência no Brasil, e em Fortaleza em particular, demonstra o reconhecimento da comunidade internacional à liderança e competência científica brasileira, bem como do grupo de pesquisa de espectroscopia Raman do departamento de Física, que foi instalado no final da década de 1970”, diz o professor Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e um dos coordenadores da conferência.

Serviço

25ª Conferência Internacional de Espectroscopia Raman
Data: 14 a 19 de agosto
Local: Fábrica de Eventos – Fortaleza (CE)
Horário: Manhã e tarde

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário