17/07/2016 por Vithor Luciano

Google pede e Unicode inclui novos emojis de profissões com mulheres

Novos emojis fazem parte da campanha da igualdade de gênero que visa valorizar a carreira das mulheres no mercado de trabalho

google-logo-vector-free-downloadA gigante de Internet, Google, está fazendo uma campanha pela igualdade de gênero e quer que, cada vez mais, os emojis presentes no Android e Hangouts, valorizem a carreira das mulheres no mercado de trabalho.

Em maio deste ano, o Google fez uma série de sugestões de novas figuras que representassem melhor o papel das mulheres na sociedade. Agora, 11 delas foram aprovadas e deverão ser adicionadas em atualizações futuras dos teclados de emojis na parte dedicada a profissões.

Diversidade

Segundo o Google, “embora exista uma enorme gama de emojis disponíveis, poucos valorizam a diversidade de carreiras das mulheres, ou empoderam garotas jovens”.

O Unicode, entidade responsável pela seleção de novas figuras, aceitou incluir alguns dos emojis indicados pelo Google. Entre eles estão os que representam mulheres em trabalhos até o momento representados por homens nos emojis como policial, programadora e médica.

Mulheres usam mais os emojis

Um dos motivos apontados pelo Google para a inserção dos novos emojis femininos é que as mulheres nem sempre eram representadas por seu papel na sociedade.

Um exemplo impactante disso eram os emojis de profissões, com a maioria das figuras composta por emojis masculinos, que, quando no nosso mundo real, homens e mulheres ocupam vagas dos mesmos cargos como engenharia, medicina, docência, entre outras posições. Dedicando ao público feminino apenas noivas, princesas e figuras sobre beleza.

Outro fator apontado pela Google é que 92% da população online hoje usa emojis, e 78% desses são mulheres. O Google fez uma proposta com 13 novos emojis femininos.

No entanto, o Unicode aceitou 11, deixando de fora uma segunda opção de médica e uma segunda opção industrial. Entre as escolhas estão cantora, cientista, metalúrgica e professora. Vale notar que todos os onze emojis escolhidos serão representados em vários tons de pele diferentes.

Conheça os novos emojis:

skintones_b

Emojis sugeridos pelo Google também podem ter tons de pele diferentes (Foto: Divulgação/Google)

Mais emojis de homens e mulheres

Além das novas figuras sugeridas pelo Google, o Unicode também incluiu novas versões masculinas e femininas para 33 emojis já existentes.

Você poderá escolher um emoji com uma mulher ou com um homem correndo, ou um homem ou uma mulher cortando o cabelo, ou um homem ou uma mulher ciclista.

gender

Alguns emojis ganharam versões unissex (Foto: Divulgação/Google)

Por enquanto, não há uma data para os novos emojis serem liberados para os smartphones. A expectativa é que eles estejam inclusos na próxima atualização do Unicode.

O Unicode já há algum tempo sinaliza boa vontade para inserção de novos emojis que retratem igualdade. Em parceria com o Google e a Apple, no início de 2015 o consórcio começou a liberar emojis em diferentes tons de pele.


Vithor Luciano
Graduando em Publicidade e Propaganda pela Fanor DeVry, diz que "entrou para o jornalismo de gaiato". É apaixonado por carros e tecnologia, chegou a cursar engenharia mecânica, mas a vida o levou para os caminhos da comunicação social.

Começou na comunicação aos 12 anos de idade, sendo ajudante de produção nos programas de rádio de seu pai, Luciano Filho, na Ceará Rádio Clube. Atualmente faz parte do departamento comercial da Rádio A3 FM 91.3, emissora pertencente ao grupo A3 Entretenimento.

"A única estratégia que sempre falha é não assumir riscos."

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário