08/09/2016 por Norteando Você

Projeto Oca Sustentável da UFC é finalista no Desafio Ambev

A proposta desenvolvida pelos estudantes visa a utilização de plantas e calor para tornar potável a água de reuso

oca-sustentável-bambuO projeto Oca Sustentável – Estrutura de Bambu, desenvolvido pela Ciclo Jr, gerida por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), é finalista no Desafio Ambev.

O projeto desenvolvido pela cervejaria incentiva a geração de soluções que minimizem a dificuldade de acesso à água potável.

O Oca Sustentável utiliza plantas e calor para tornar potável a água de reuso. A Empresa Junior da UFC é integrada por estudantes de engenharia química e ambiental. A instituição concorre ao lado de outras duas universidades (Minas Gerais e Rio Grande do Norte).

Investimento

O projeto vencedor será anunciado no início de outubro. A Oca Sustentável, caso seja vencedora, receberá da Ambev um aporte de R$ 30 mil para que a proposta apresentada pelos alunos seja viabilizada.

No total, o programa recebeu inscrições de 60 projetos e é executado em parceria com a Brasil Júnior. Podem participar empresas universitárias de todo o País que tenham cunho econômico e social, de engenharia ou de gestão pública/empresaria.

A iniciativa propõe o engajamento das futuras gerações no estímulo aos novos negócios já que a missão da Empresa Junior é promover, sem fins lucrativos, uma vivência empresarial no período da graduação.

Aprendizado

Os projetos idealizados pelos estudantes fomentam o aprendizado prático em suas respectivas áreas de atuação, bem como aproxima o mercado de trabalho da academia.

Os alunos participantes, rotineiramente, elaboram ensaios práticos apoiados em uma visão acadêmica, proporcionando um diferencial competitivo entre os que desejam crescer profissionalmente.

O programa amparado pelas universidades permite o desenvolvimento de projetos de consultoria, protótipos de novos produtos, planejamento de estratégias de gestão e marketing e pesquisas sobre o mercado de atuação.

Água potável

O acesso à água em de boa qualidade e em quantidade adequada é uma prioridade, em especial em áreas urbanas, e está diretamente ligada à saúde da população.. De acordo com estudos do Banco Mundial, em 2014, apenas 81,49% da população brasileira tinha água potável.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário