07/07/2016 por Norteando Você

Eldorado Brasil adota técnica sustentável

O controle biológico em florestas ajuda a evitar a queda de produtividade no eucalipto e restabelece equilíbrio ambiental

A Eldorado Brasil passou a adotar uma técnica sustentável para combater infestações em suas florestas de eucalipto. (Foto: Reprodução)

A Eldorado Brasil passou a adotar uma técnica sustentável para combater infestações em suas florestas de eucalipto. (Foto: Reprodução)

A Eldorado Brasil, empresa 100% nacional, é considerada uma das principais produtoras de celulose do mundo. A companhia controlada pelo Grupo J&F tem presença no mercado global de celulose branqueada de eucalipto, matéria-prima proveniente de florestas certificadas no Mato Grosso do Sul.

A empresa passou a adotar uma técnica sustentável para combater infestações em suas florestas de eucalipto no Mato Grosso do Sul, uma área que deve chegar a 250 mil hectares até o fim deste ano.

O controle biológico de insetos-praga, uma estratégia que utiliza inimigos naturais no combate de infestações, além de sustentável, oferece inúmeras vantagens. Essa técnica de controle ajuda, sem a necessidade da aplicação de produtos que podem ser tóxicos, a reduzir a população de insetos-pragas ao mesmo tempo em que auxilia a restabelecer o equilíbrio ambiental.

“Em um ambiente equilibrado a ocorrência de surtos de insetos-praga é menos provável. Sendo assim não há necessidade de gastos com operações de controle e muito menos perda de produtividade causada por danos provocados pelo insetos-praga”, afirma o coordenador de Nutrição e Manejo da Eldorado, Sharlles Dias.

Os agentes de controle utilizados pela Eldorado Brasil foram fornecidos pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, Ipef, por meio do Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (Protef). Porém, a empresa já está implantando em suas instalações um laboratório de criação de inimigos naturais.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário