21/11/2016 por Norteando Você

Trigo: mitos e verdades sobre o consumo para manter o corpo saudável

Ele é rico em carboidratos, vitaminas e nutrientes importantes para manter o corpo saudável. Conheça mitos e verdades

trigo-consumoConsumo de trigo faz bem ou mal à saúde? O índice calórico de alguns alimentos, como pães, massas e bolos, faz com que muitos o retirem da alimentação.

O trigo, no entanto, é rico em carboidratos, vitaminas e nutrientes importantes para manter o corpo saudável.

Segundo Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium consultoria da marca de farinhas Finna, da M. Dias Branco, esclarece pontos importantes.

“A exclusão de alimentos à base de trigo que são nutritivos e típicos da cultura, sem nenhum critério ou restrição alimentar, deve ser desencorajada para não evitar prejuízos a saúde ou uma preocupação desnecessária com a alimentação”, ressalta Aretha.

Confira abaixo os principais mitos e verdades associados ao consumo de trigo e seus derivados, de acordo com a nutricionista da Equilibrium:

1 – É um cereal nutritivo.

VERDADE – O trigo é um cereal que possui diversas substâncias benéficas. Ele é rico em carboidratos, proteínas e fibras. Possui vitaminas do complexo B, zinco e antioxidantes.

2 – Ele contém glúten, por isso ele deve ser abolido da alimentação.

MITO – O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e aveia. Não há provas que a retirada do trigo (e glúten) da alimentação traga benefícios para a saúde. Inclusive sua retirada pode resultar em inadequação no consumo de vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Somente quem é celíaco (doença do sistema imunológico que provoca inflamação no intestino e gera sintomas como diarreia, dores abdominais e carência de alguns nutrientes) deve retirar o glúten da alimentação. Ou seja, 1% da população realmente não pode consumir glúten.

3 – Alimentos com glúten, à base de farinha de trigo, têm calorias semelhantes a alimentos sem glúten, feitos com outras farinhas.

VERDADE: Os mesmos alimentos ou preparações feitos com outros tipos de farinhas, com e sem glúten possuem valor calórico semelhante. Sendo assim, consumir alimentos sem trigo para reduzir as calorias da alimentação não tem fundamento.

4 – Para emagrecer é preciso deixar de comer alimentos como pães, tortas, bolos.

MITO – Como a farinha e os alimentos derivados do trigo fazem parte do grupo de alimentos energéticos, é comum que sejam associados ao ganho de peso. É necessário esclarecer que apenas o excesso e o desequilíbrio no consumo de qualquer alimento podem levar ao ganho de peso. Cortar o carboidrato, principal nutriente presente na farinha de trigo, pode causar cansaço, irritabilidade e falta de energia.

5 – Diabéticos devem evitar o consumo?

MITO – Com os avanços do tratamento farmacológico e de estudos que relacionam a interferência da nutrição nessa patologia, concluiu-se que não há razão para diabéticos cortarem o carboidrato da alimentação. Ele deve ser mantido para garantir o aporte de energia.

A recomendação é que as quantidades, frequência de consumo e combinações de alimentos devem ser ajustadas conforme tratamento médico e nutricional.

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