17/10/2016 por Norteando Você

Edisca comemora 25 anos com apresentações do Balé Jangurussu

O palco das exibições do espetáculo de dança será o Theatro José de Alencar, nos próximos dias 20 e 23 de outubro

edisca-baleOs 25 anos da companhia cearense de dança Edisca serão comemorados com oito apresentações do Balé Jangurussu.

O palco será o Theatro José de Alencar, nos próximos dias 20 e 23 de outubro.

Com 21 anos de existência, a montagem de dança contemporânea traz uma grande beleza plástica e carga dramática.

A criança é assinada pela coreógrafa e diretora geral da Edisca, Dora Andrade.

Edisca no Jangurussu

A inspiração para o balé veio após uma visita que a bailarina fez ao aterro sanitário de Fortaleza, localizado no bairro do Jangurussu.

A coreógrafa ficou sensibilizada ao ver centenas de famílias catando do lixo as suas sobrevivências e crianças disputando com com urubus pedaços de alimentos em decomposição.

Com essa montagem, a companhia ganhou o prêmio Funarte de melhor coreografia de 1996, além de ter sido o espetáculo de maior público no Theatro José de Alencar, no mesmo ano.

Espectadores

No total, foram mais de 47 mil espectadores, em 70 apresentações por sete capitais do Brasil. Mesmo passado 21 anos da primeira apresentação do Balé Jangurussu, Dora Andrade fez questão de preservar a mesma essência.

“Por ser um espetáculo icônico, não tiramos a sua originalidade. Resolvemos manter as mesmas coreografias, justamente por elas traduzirem exatamente o sentido que a companhia Edisca propõe”, relata.

Ao avaliar os 25 anos de existência da Edisca, a fundadora firma ainda mais o compromisso que escolheu para a sua vida.

“Durante todos esses anos tivemos um nível de resistência descomunal”, revela a coreógrafa. Foram muitas conquistas e perdas, segundo ela.

“Se alguém me perguntar o que eu quero fazer daqui para frente, responderei que continuarei fazendo exatamente a mesma coisa”, afirma.

Sobre a Edisca

A Edisca é uma organização educacional sem fins lucrativos, sediada em Fortaleza. A organização tem consolidado a imagem de centro de formação de agentes culturais e construtora de espetáculos de dança,.

Em 2012, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, maior comenda da cultura de nosso país, concedida pelo Governo Federal.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário