29/05/2016 por Então Pronto

Um Negócio de Sucesso: Você conhece seus clientes?

Para que a oportunidade que você escolheu se transforme em um negócio de sucesso, o primeiro passo é conhecer muito bem seus clientes

Conversamos anteriormente sobre como juntar as peças de negócios de forma a transformá-lo em um sucesso.

A partir desse post vamos tratar de cada parte dessa modelagem. E para iniciar vamos conversar sobre os maiores amigos de um negócio: os clientes.

Desde que iniciamos nosso bate-papo, falamos de sua escolha por uma oportunidade de negócio que lhe atrai, que lhe cativa, que lhe estimula.

Porém, para que a oportunidade que você escolheu se transforme em um negócio de sucesso, o primeiro passo é conhecer muito bem seus clientes. Eles são os melhores amigos de seu negócio de sucesso. Não há sucesso sem clientes que se apaixonam por sua marca, sua empresa, seu produto, seu serviço, seu atendimento, suas crenças…

Canvas 01 Cliente

A oportunidade de negócio que você escolheu está alinhado com que formato de público?

Observe que alguns negócios visam atender um público enorme, vamos chamá-lo de Mercado de Massa. Por exemplo, uma fabricante de smartphone, uma operadora de TV por assinatura ou o Facebook (que usamos como exemplo no último post).

Será esse o caso da oportunidade que você escolheu?

Outras oportunidade podem se referir à um público bem mais específico. Chamaremos de Nicho de Mercado. Por exemplo, venda de livros de culinária, loja de doces de chocolate, loja de vinhos, etc.

Sua escolha está mais parecida com esse formato?

Alguns negócios podem ter clientes em função de renda, gênero, localização, etc. São Mercados Segmentados. Por exemplo, áreas de atendimento de grandes fortunas em bancos, academia exclusiva para mulheres, etc.

Sua oportunidade se encaixa nesse conceito de identificação de clientes?

Alguns negócios existem entre dois grandes grupos de clientes. São Mercados Bilaterais. Por exemplo, o portal Norteando Você (no qual você está lendo um de seus conteúdos agora), possui dois grupos de clientes. Um deles é dos leitores (você e eu quando lemos notícias postadas aqui fazemos parte desse grupo). O outro grupo são os escritores que geram conteúdo. O mesmo acontece com jornal e TV.

Será que sua oportunidade atende um mercado bilateral?

Identificar bem o perfil do seu cliente vai lhe permitir organizar para o sucesso todas as demais dimensões do seu negócio:

  • Oferta;
  • Entrega;
  • Relacionamento;
  • Receita;
  • Recursos;
  • Atividades;
  • Parceiros e Fornecedores;
  • Custo;
  • Ações sustentáveis.

Não existe negócio de sucesso, sem clientes compartilhando esse sucesso

Entenda bem.

Seus clientes têm que sentir, compreender e comunicar a amigos que, de alguma forma, seu negócio traz sucesso para eles.

Seja por que você é bem sucedido em atendê-los rápido para eles não perderem tempo, ou porque elas/elas se sentem mais belas/belos depois usarem seus produtos ou serviços, ou ainda porque a experiência gastronômica que você oferece é maravilhosa, ou porque existe um problema que você ajuda a resolver.

Por isso converta sua mente e seu coração. Você deve se tornar um apóstolo do sucesso do seu cliente! Precisa realmente se importar com as necessidades, desejos, dificuldades e problemas que eles passam

Vamos colocar da seguinte forma: a medida do seu sucesso pode ser o número de problemas dos seus clientes que você resolve. Ou a quantidade de desejos que você atende.

No próximo posts vamos conversar sobre como elaborar uma oferta irrecusável.

Caso precise acelerar o desenvolvimento do seu negócio contate a equipe da Então Pronto que estará a sua disposição!!!

Alex Amarante

Equipe Então Pronto!

alex.amarante@entaopronto.emp.br

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Alex Amarante faz parte do time da Então Pronto! Participações & Negócios.

É engenheiro civil e mestre em engenharia de produção com certificações internacionais, gestão de projetos e gerenciamento de restrições. Consultor em gerenciamento de projetos, obras e produção.

Professor em cursos de pós-graduação e extensão em gerenciamento de projetos, negócios imobiliários, produção e estratégias. Palestrante em eventos nacionais.

Autor dos livros Soluções em MS Project com VBA e MS Access (Ed. Ciência Moderna), Planejamento e Controle de Empreendimentos com MS Project 2007 (Ed. Ciência Moderna), Como Gerenciar o Custo do seu Projeto em 5 Passos (Amazon Kindle Edition), e Quer ser empreendedor? Por quê? (Amazon Kindle Edition)

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