08/01/2016 por Norteando Você

Como economizar na hora da compra do material escolar

Para economizar na hora da compra dos materiais escolares dicas como a pesquisa de locais mais baratos e sites de compras coletivas podem fazer a diferença

Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos: eles costumam ser mais caros. (Foto:Reprodução)

Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos: eles costumam ser mais caros. (Foto:Reprodução)

Sempre que o ano começa é comum alguns custos a mais fazerem parte do orçamento das famílias, um deles é  a compra do material escolar. Este ano o material escolar já está 35% mais caro em comparação ao mesmo período do ano passado. Porém, para quem quer economizar ao comprar os itens que seu filho utilizará durante o ano, o Norteando Você vai te dar dicas de como economizar na hora das compras.

Vale lembrar que antes de começarem as compras, os pais também devem ficar atentos para irregularidades que podem aparecer nas listas requisitadas pelas escolas. De acordo o Procon, a instituição de ensino não pode exigir que os pais comprem materiais de uso coletivo, como os de higiene e limpeza. A requisição de itens de marcas específicas e restrição do local de compra também são considerados atos abusivos no entendimento do Procon.

Dicas

Pesquise e compare os preços

O ideal sempre é comparar valores em diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamentos e livrarias. Três a cinco estabelecimentos costumam ser suficientes para abranger os preços do mercado, para se ter uma ideia, um lápis pode variar entre 0,25 centavos e 1 real.

Só compre o necessário

Confirme com a escola se toda a lista é realmente necessária para aquele ano letivo e verifique se há produtos da lista que você já possui em casa – mesmo se já foram utilizados por outra criança, eles podem ser reaproveitados.

Compre em conjunto

Reúna-se com outros pais para uma compra coletiva. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades. Outra dica também é comprar em locais especializados em venda de atacado.

Produtos de marca

Nem sempre o material mais sofisticado é o mais adequado ou de melhor qualidade. Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos: eles costumam ser mais caros.

Troque livros

Participe ou incentive uma troca de livros didáticos com pais que possuem filhos com idades escolares diferentes. Comprando de segunda mão você pode economizar bastante. Em Fortaleza, durante essa época do ano, vários locais

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário