26/07/2016 por Leonardo Pedreira

Adama é a sétima maior empresa do setor agroquímico

Trata-se de um mega empreendimento focado em oferecer soluções simples e eficientes para o agricultor

Adama fatura 3 bilhões

Hoje, a Adama Agricultural Solutions, tem faturamento superior a US$ 3 bilhões. (Foto: Divulgação)

A história da Adama, empresa que se caracteriza por sua inovação foco no produtor, teve início na década de 1970 quando foi fundado o empreendimento Herbitécnica, com sede em Londrina, no Paraná, região Sul do Brasil. Três anos depois, se tornou uma das maiores revendas de defensivos agrícolas do País. E em 1975, a empresa montou a sua primeira unidade formuladora.

Foi a partir da década de 1980 que começou a primeira fusão. Visando ampliar os negócios, em 1998 a Herbitécnica uniu-se à empresa Defensa, da cidade de Taquari, no Rio Grande do Sul. Essa fusão deu origem à Milenia Agrociências. O resultado é que houve a consolidação de uma já importante expansão fabril.

Investimento de fora

Em 2001, veio o interesse estrangeiro. A companhia israelense Makhteshim Agan adquiriu totalmente a Milenia Agrociências, integrando-a ao seu grupo, presente em mais de 120 países e responsável por congregar empresas que estão entre as mais avançadas do mundo no setor de química fina. A partir de então, os negócios do setor foram ficando cada vez mais sólidos.

As duas unidades fabris da Adama no Brasil ficam nas cidades de Londrina e Taquari. (Foto: Divulgação)

As duas unidades fabris da Adama no Brasil ficam nas cidades de Londrina e Taquari. (Foto: Divulgação)

No ano de 2011, o Grupo Makhteshim Agan foi incorporado pela ChemChina, uma das maiores companhias de produtos químicos da China, com expressão mundial. Na mais recente mudança, o ocorrida em 2014, a Makhteshim Agan iniciou o processo de transição de sua marca, instituindo globalmente o nome Adama, de origem hebraica, que significa “terra” ou “solo”.

Foco em soluções

Esse novo posicionamento reflete o foco da empresa no agricultor e no seu compromisso com o avanço da agricultura ao redor do mundo. Hoje, a Adama Agricultural Solutions tem faturamento superior a US$ 3 bilhões, o que a coloca como sétimo maior grupo do setor agroquímico.

Trata-se de um mega empreendimento focado em oferecer soluções simples e eficientes para o agricultor. A Adama tem subsidiárias em 45 países, mais de 4.500 colaboradores e vendas para 120 países. Fazem parte do portfólio de produtos, fungicidas, herbicidas, inseticidas, reguladores de crescimento, tratamento de sementes e produtos não agrícolas.

Adama no Brasil

No Brasil, tem duas unidades fabris, em Londrina e Taquari, 15 unidades regionais de venda, e três centros de distribuição, em Ibiporã, no Paraná, Rondonópolis, em Mato Grosso e Assis, em São Paulo. Para se ter uma ideia, as unidades brasileiras são responsáveis por cerca de 15% dos negócios do grupo.


Leonardo Pedreira
Radialista por profissão e jornalista por paixão. Iniciou sua carreira na década de 80, orientado pelo pai, Almir Pedreira, quando realizou seu primeiro teste na Rádio Universitária FM, da Universidade Federal do Ceará. Do rádio passou para a televisão, também na década de 80, dando seus primeiros passos como apresentador de TeleAulas, da então TV Educativa, do Governo do Estado do Ceará. Já como repórter, ingressou no Grupo Jangadeiro de Comunicação, em 1991, onde está até hoje. Atualmente, é Radialista da Tribuna Band News FM – 101,7. Ainda trabalhou como assessor de imprensa na Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace, por 10 anos.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário