14/08/2017 por Mara Cristina

Salto sobre o Lago redescobre Fortaleza na Segunda Guerra Mundial

O livro, do arquiteto José Henrique de Almeida Braga enfoca antecedentes, fatos, personagens e lugares daquela época

Salto-FortalezaSalto sobre o Lago, do arquiteto e urbanista José Henrique de Almeida Braga, será lançado nesta quinta-feira (17), no Ideal Clube.

Na publicação, o autor aborda o período da Segunda Guerra (1939 -1945) em Fortaleza.

O livro Salto sobre o Lago enfoca antecedentes, fatos, personagens e lugares daquela época

Além disso, ressalta as unidades militares, os Soldados da Borracha e o dia a dia da cidade.

A obra servirá de referencial para pesquisadores interessados em se aprofundar sobre a guerra em Fortaleza.

Salto na história

O Salto sobre o Lago é resultado de pesquisas em bibliotecas, hemerotecas, depoimentos, arquivos físicos e virtuais, e outros recursos disponíveis na internet.

As pesquisas trouxeram à tona, informações instigantes que foram verificadas em outras fontes, e contribuíram para elucidar e complementar fatos.

Fruto de um mapeamento, o livro assinala o período de 1942, quando o Brasil declara guerra à Alemanha , Itália e Japão, aliando-se aos Estados Unidos da América e a outros países.

Fortaleza em destaque

A participação no conflito exigiu do País várias condições impostas por um Acordo de Cooperação Militar com os Estados Unidos.

O acordo trazia a modernização das Forças Armadas brasileiras e a permissão para a construção e o uso de bases aéreas para os Estados Unidos no Norte e Nordeste do Brasil.

Nesse cenário, a guerra e a presença dos militares estrangeiros trouxeram mudanças socioculturais para a cidade e seus habitantes.

Unidades militares foram criadas ou ampliadas, a atividade comercial foi parcialmente adaptada para o esforço de guerra.

A presença de militares, artistas e autoridades brasileiras e estrangeiras tornavam a cidade mais internacional, mais cosmopolita.

Destaque também para a contribuição dos cearenses que participaram dos combates ao inimigo em solo italiano, nas praias e águas territoriais pátrios, alguns tombando e outros se ferindo nos campos de batalha.

Sobre o autor

José Henrique de Almeida Braga é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.

Atuou profissionalmente como arquiteto no governo do Estado do Ceará, e como profissional liberal.
Atualmente exerce atividades profissionais na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Recebeu o título de Amigo do Instituto do Ceará – Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, e foi agraciado com a Medalha Amigo da Marinha.

Serviço

Lançamento Salto sobre o Lago

Dia: 17 de agosto – Horário: 19 horas – Local: Ideal Clube


Mara Cristina
Mara Cristina Castro, mais conhecida nas redes sociais por MaraCrisc, é formada é Jornalismo (UFC). Possui especialização em Jornalismo Econômico (FIA/USP). Professora de jornalismo na Faculdade Cearense desde 2006. Passagens profissionais: muitas. Último emprego: Diário do Nordeste. Mãe do Thiago e da Patrícia.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário