12/10/2016 por Norteando Você

Quibe Vegetariano é fácil e prático de fazer. Confira a receita

Quer aprender a preparar uma deliciosa versão vegetariana de um famoso prato árabe? O Quibe Vegetariano é super fácil de fazer e rapidinho (25 minutos) fica pronto. A dica é da marca de laticínios Tirolez. Em substituição à carne, a massa é cuidadosamente preparada com trigo para quibe, berinjela, nozes e temperos árabes (cominho e pimenta […]

quibe vegetariano-receitaQuer aprender a preparar uma deliciosa versão vegetariana de um famoso prato árabe? O Quibe Vegetariano é super fácil de fazer e rapidinho (25 minutos) fica pronto. A dica é da marca de laticínios Tirolez.

Em substituição à carne, a massa é cuidadosamente preparada com trigo para quibe, berinjela, nozes e temperos árabes (cominho e pimenta síria).

E o recheio leva o nutritivo Creme de Ricota Tirolez misturado com hortelã picadinha.

A berinjela é uma leguminosa muito versátil e utilizada em diversos pratos vegetarianos, já que é fonte de ferro e tem uma consistência mais densa e fibrosa, lembrando muito a textura da carne.

Além disso, apresenta um excelente sabor que harmoniza com a leveza das nozes e o toque exótico dos temperos. O quibe vegetariano ficará uma delícia!

O Creme de Ricota Tirolez, por sua vez, é uma ótima opção de recheio para compor este prato e trazer ainda mais saúde. Isso porque o alimento é bem cremoso e rico em proteínas, cálcio e potássio – minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, consumir uma colher deste produto (ou 30g) por dia, em uma dieta de 2.000 kcal, ajuda a atingir 4% da recomendação diária de proteínas.

Caso queira deixar a receita ainda mais leve, a sugestão é utilizar o Creme de Ricota Light Tirolez, com 27% menos calorias e 39% menos gorduras totais, em relação ao Creme de Ricota Tirolez.

Confira abaixo a receita completa:

Ingredientes
Para o recheio:
– ½ maço de hortelã picada
– 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (220 g)
– Sal

Para o quibe:
– 1 ½ xícara (chá) de trigo para o quibe (180 g)
– 2 berinjelas (510 g)
– 1 cebola pequena picada (100 g)
– 2/3 de xícara (chá) de nozes picadas (80 g)
– ½ colher (sopa) de sal
– ½ colher (chá) de cominho
– ¼ de colher (chá) de pimenta síria
– 2 colheres (sopa) de azeite (20 ml)

Como fazer o quibe vegetariano

Recheio:
Passo 1 – Misture bem a hortelã e o creme de ricota. Tempere com o sal e mexa bem. Reserve.

Quibe:
Passo 1 – lave o trigo e escorra.
Passo 2 – Aqueça 4 xícaras (chá) de água (700 ml) e despeje sobre o trigo. Deixe de molho por 30 minutos, coberto com filme plástico.
Passo 3 – lave as berinjelas e faça furos por toda a superfície. Coloque-as em um prato e leve-as ao micro-ondas em potência média por 16 minutos, abrindo a cada 4 minutos para verificar se já estão cozidas.
Passo 4 – Escorra a água do trigo e aperte-o bem em uma peneira para retirar o líquido.
Passo 5 – Abra as berinjelas e, com o auxílio de uma colher, retire toda a polpa. Passo 6 – Bata a polpa no liquidificador até que os pedaços se desfaçam (cerca de 3 minutos).
Passo 6 – Em uma tigela, misture a berinjela, a cebola, as nozes, o trigo, o sal, o cominho e a pimenta síria. Mexa bem com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos.

Montagem:

Passo 1 – com uma colher (sopa) de azeite, unte uma forma de 27 x 13 cm.
Passo 2 – cubra o fundo da forma com metade da massa de berinjela e alise a superfície com as mãos.
Passo 3 – A seguir, espalhe o creme de ricota e hortelã e cubra-o com a massa restante. Pressione e alise a superfície.
Passo 4 – Faça cortes superficiais horizontais e verticais para marcar o quibe e regue-o com o restante do azeite.
Passo 5 – Asse por cerca de 40 minutos.

 

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário