20/03/2016 por Norteando Você

Cuidados necessários para se criar coelhos

Os coelhos são animais que precisam de atenção e espaço

Para criar coelhos é necessário atenção e carinho. (Foto: Reprodução)

Para criar coelhos é necessário atenção e carinho. (Foto: Reprodução)

Um dos animais mais dóceis e fofos para se criar, sem dúvidas, são os coelhos. Porém, é preciso bastante dedicação, paciência e atenção para criá-los. Como é um animal que se apega rápido ao dono, o bichinho depende muito da atenção do seu tutor e fica triste se passar longos períodos sem vê-lo.

Antes de tudo, ao pretender criar um coelho como animal de estimação, você precisa saber que eles precisam de espaços amplos e confortáveis, pois na natureza o bichinho é acostumado com espaços abertos para que possam correr, se exercitar e praticar o seu hábito favorito: roer coisas.

Alimentação

Quanto a alimentação, você pode preparar algo bastante variado para o seu pet. Entre os alimentos permitidos estão: cenoura, brócolis, couve, salsinha, hortelãs e outras raízes e folhas. Evite dar a ele comidas como: doces, espinafres, batatas e não deixe que ele coma plantas de vasos, já que algumas são venenosas e podem acabar levando o seu bichinho a óbito. A água também deve ser trocada diariamente.

Lazer

Para que o seu coelho possa se divertir é necessário um amplo espaço onde ele possa correr e brinquedos de madeira, para que ele possa roer os objetos e assim controlar o crescimento dos seus dentes, que crescem de maneira rápida, característica dos animais da espécie.

Cuidados ao manusear

O seu novo pet é bastante sensível, então tenha bastante cuidado quando for manuseá-lo, dedique uma atenção especial para as orelhas e nunca tente educá-lo com violência, pois eles não entenderão o que esta se passando.

Higiene

As unhas dos coelhos devem ser cortadas a cada 6 semanas. Este trabalho deve ser feito por você ou seu veterinário. Mas atenção! Corte apenas a parte branca da unha.

Quanto a banhos, não deve se dar banho nos coelhos. Para limpá-lo use um pano macio molhado com água morna e vinagre branco e nunca molhe as orelhas do animal.

Pronto, com estas dicas você pode cuidar do seu bichinho da melhor forma possível, fora isso dê bastante carinho ao seu pet, já que ele só vive no máximo até os seis anos.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário