26/12/2015 por Norteando Você

Coisas que você faz e deixa seu cabelo oleoso

Cabelo oleoso traz um aspecto de sujeira e falta de cuidado. Veja coisas que você faz e que estimulam a produção de sebo no couro cabeludo e você nem sabia

Coisas-que-você-faz-e-deixa-seu-cabelo-oleoso-Norteando-Você2

Cada vez que você passa a mão nos cabelos você está transferindo a oleosidade das mãos para os fios. (Foto: Reprodução)

Cabelo oleoso não é sinônimo de cabelo sujo, porém, a aparência que ele dá é justamente essa, de que o cabelo está sujo ou não deve ser bem cuidado. Isso porque o cabelo oleoso fica completamente sem volume e muitas vezes grudado na cabeça, trazendo um aspecto de desleixo.

Algumas coisas que você faz, às vezes até pensando que melhora a saúde dos fios, podem deixar o seu cabelo ainda mais oleoso sem você sem saber.

Veja agora práticas que deixam o cabelo mais oleoso e que você deve começar a evitar agora mesmo:

Passar a mão no cabelo o tempo todo – quanto mais você passar a mão no cabelo, mais oleoso ele vai ficar. Isso porque cada vez que você passa a mão nos fios está transferindo para ele a oleosidade e até sujeira das mãos para o cabelo. Esse ato também ajuda a estimular a produção de sebo no couro cabeludo. Tenha sempre prendedores e grampos em mãos para prender os fios que ficam caindo pelo rosto.

Exagerar no shampoo anti-resíduos – este tipo de produto é utilizado para fazer uma limpeza mais profunda e intensa dos fios e deve ser utilizado uma vez a cada duas semanas. Se usado de forma exagerada, ou em intervalos menores de tempo, deixa os cabelos ressecados. Isso faz com que a produção de óleo seja estimulada, justamente para compensar o ressecamento causado pelo uso do shampoo. O mesmo vale para o uso de shampoos desamareladores, muito usados por loiras que querem tirar o amarelado dos fios. Esses produtos também costumam deixar os cabelos ressecados e podem estimular a produção de sebo. O indicado é usar o shampoo desamarelador no máximo uma vez por semana.

Lavar os cabelos com água quente – além de tirar o volume natural dos cabelos e deixar os fios flácidos, a água quente faz com que o couro cabeludo libere glândulas sebáceas, deixando o cabelo oleoso. O ideal para a saúde capilar é lavar os fios com a água entre a temperatura fria e morna.

Usar o secador na raiz dos cabelos – assim como a água quente, o calor do secador na raiz dos cabelos também estimula a oleosidade. Use o secador a uma distância de 30 cm da cabeça, sempre movimentando o aparelho e nunca direcionado diretamente para a raiz.

Hidratantes e finalizadores em excesso – esses produtos possuem óleo em suas fórmulas, por isso nunca devem ser utilizados na raiz dos cabelos. No caso dos finalizadores, eles devem ser usados só nas pontas dos cabelos, em quantidades pequenas. Para quem tem o cabelo naturalmente oleoso, os cuidados com esses produtos devem ser ainda maiores e eles devem ser usados em menor frequência.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário