11/03/2016 por Camila Fiuza

Espedito Seleiro, o renomado artesão cearense que brilha mundialmente na decoração e na moda

Um bate-papo com o renomado artesão do couro cearense

palestra-seleiro-desconexo Ano passado tive o privilégio de assistir a um bate-papo com arquitetos na loja Desconexo e o grande mestre do couro cearense, Espedito Seleiro. É claro que já conhecia o seu trabalho das lindas sandálias coloridas, mas não tinha noção da genialidade e simplicidade desse homem.

Espedito começou o encontro logo avisando que não gostava de palestrar e que preferia que nós conversássemos com ele. A plateia animada queria saber tudo sobre o seu trabalho: Quantas pessoas trabalham com a equipe em Nova Olinda? “Minha família, que hoje somos 45 pessoas, entre filhos, noras, netos e sobrinhos”.

“Já fui convidado inúmeras vezes para o exterior, mas o que gosto mesmo é da minha terra, do meu lugar, prefiro que as pessoas venham me visitar”. “Só faço peças diferentes, gostem ou não ninguém vai ter igual”. “Só faço o que gosto. Quero ficar do jeito que comecei”, foram algumas das palavras que nos disse aquele homem modesto e genial que em 2006 foi convidado pela marca Cavalera para fazer sapatos e acessórios no desfile da São Paulo Fashion Week e deixou as fashionistas boquiabertas.

desfileseleirocavalera              achados-de-espedito-seleiro
(Fotos: Reprodução)

bolsa-de-espedito-seleirositelilian                         4413-espedito-seleiro-trabalho-3-402x600lilian
(Fotos: Reprodução site Lilian Pacce)

Depois disso, recebeu inúmeros convites para montar uma empresa de calçados, mas ele insiste que não quer abandonar a sua manufatura em sua cidade, Nova Olinda, localizada na região do Cariri, 390 km de Fortaleza.

A partir daí, Espedito virou referência do cangaço e Nova Olinda passou a ser rota turística do nosso Estado. O artista conquistou também reconhecimento nacional e assinou o figurino que o ator Marcos Palmeira vestiu no filme “O Homem que Desafiou o Diabo”.

2413-espedito-seleiro-4-402x600lilian
(Foto: Reprodução site Lilian Pacce)

Em 2011, o Ministério da Cultura reconheceu a sua obra com a “Ordem do Mérito Cultural“.

A parceria com os irmãos Campana

Ano passado, Espedito Seleiro e os premiados irmãos Fernando e Humberto Campana, os mais aclamados designers brasileiros da atualidade, se uniram para criar uma feliz parceria chamada Coleção Cangaço.

fotoseleiroeirmaoscampanacasavogue   Espedito-campana-coleção
(Foto: Reprodução Casa Vogue)                                                                         (Foto: Reprodução)

“Ninguém mexe no meu desenho, se quiserem mudar eu não faço”, falou ele na palestra. Os irmãos Campana entenderam bem a essência de Espedito e fizeram um resultado surpreendente.

irmaos_campana_1      cadeiracampana2
(Fotos: Reprodução)

espedito-desconexo-palestra
(Foto: Reprodução)

Um espetáculo de originalidade e brasilidade. Palha trançada e couro colorido, lindamente trabalhados lado a lado, respeitando a originalidade de cada um.

Confesso que fiquei sem ar quando vi pela primeira vez, um verdadeiro sonho de consumo para quem ama a arte autêntica e colorida. Arquitetos como eu vão ao delírio com o resultado final. A Firma Casa apresentou a coleção ano passado em São Paulo e depois em Miami, na feira Design Miami. Os seis produtos que brilharam no evento foram a cadeira, a poltrona, sofá, espelho, estante e armário. Um verdadeiro deleite aos olhos dos visitantes.

 

150515-cangaco-01-550x333sitelilian  150515-cangaco-02-590x375sitelilian
(Foto: Reprodução site Lilian Pacce)

detalhe-banco
(Foto: Reprodução)

Na última Casa Cor Ceará, a arquiteta Ana Virgínia Furlani assinou a suíte do Sertão e expôs uma cadeira que Espedito customizou a pedido do Pablo, proprietário da Loja Desconexo, que entregou uma cadeira assinada Flavio de Carvalho e pediu que ele criasse livremente no seu estilo.

cadeiraflaviodecarvalho
 Cadeira Flavio de Carvalho. (Foto: Reprodução)

cadeiraflaviodecarvalho-espedito
Cadeira Flavio de Carvalho customizada. (Foto: Pedro Ariel Santana)

Resultado exuberante!

No final da palestra na loja, perguntei ao Espedito o que ele mais gosta de fazer, ele respondeu: “Selas”

foto-palestra-bia
(Foto: Bia Miranda)

Nem um pouco deslumbrado, mesmo que seu nome já seja uma grife, ele é trabalhador e é orgulho do nosso Ceará.


Camila Fiuza
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifor. Atua na área de interiores residenciais, comerciais e coorporativos desde 2004. Participou de diversos eventos, entre eles a Casa Cor Ceará.
Possui trabalhos publicados em revistas e anuários de revistas como Ambientes e Kapa Design. Dos últimos projetos comerciais desenvolvidos estão o Restaurante Quintal, as Lojas Supplements e as lojas Natural Vida.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário