30/05/2016 por Norteando Você

Festa do Pau da Bandeira de Barbalha

Tradicional festa do interior do Ceará comemora reconhecimento nacional como patrimônio imaterial brasileiro e espera runir mais de 300 mil pessoas na edição deste ano

A festa segue até 13 de junho, data em que é comemorado o dia de Santo Antônio. (Foto: Reprodução)

A Festa do Pau da Bandeira segue até 13 de junho, data em que é comemorado o dia de Santo Antônio. (Foto: Reprodução)

Começou no último final de semana a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, evento que remonta ao fim do século XVIII e se relaciona à própria origem da cidade de Barbalha. Os festejos começaram no dia 28 de maio, com a Noite das Solteironas, e segue até 13 de junho, com atividades todos os dias.

A edição deste ano é a primeira após o reconhecimento nacional do Pau da Bandeira de Barbalha como patrimônio imaterial brasileiro, com direito a registro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ressaltando a peculiar união de festejo popular com manifestação de fé, com características próprias e diferenciadas.

O reconhecimento do evento aconteceu em setembro do ano passado, 2015, quando a festa passou a integrar o Livro de Registro das Celebrações, sendo colocada no mesmo nível de manifestações como o Bumba-Meu-Boi, no Maranhão, as festas de Sant’Ana de Caicó, no Rio Grande do Norte, e do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Bahia.

Para os festejos deste ano, 2016, é esperado que mais de 300 mil pessoas se reúnam em Barbalha.

No sábado, 28 de maio, aconteceu solenidade pública em comemoração ao reconhecimento da festa. Já a Noite das Solteironas teve como ponto alto o grande casamento coletivo, que aconteceu após a missa das 20h na Matriz de Santo Antônio.

O tradicional cortejo do Pau da Bandeira começou ao meio-dia no domingo e seguiu até à noite, com o mastro sendo conduzido por cerca de 6 km pelos carregadores, em uma demonstração de fé, persistência, força, brincadeira e espírito coletivo.

A festa segue até 13 de junho, data em que é comemorado o Dia de Santo Antônio, com festejos e atividades acontecendo todos os dias.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário