11/08/2016 por Norteando Você

Dia do Museu: uma passeio pela história industrial do Ceará

Desde junho, o projeto do Sesi/CE já levou ao espaço trabalhadores sete empresas cearenses

museu-fotoO Museu da Indústria abre as suas portas para que os trabalhadores conheçam uma parte importante da história econômica do Estado.

Grupos de visitantes são organizados pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/CE), instituição que mantém o equipamento.

Desde junho, o projeto Dia do Museu já levou colaboradores de sete empresas e a expectativa é que o espaço receba, nos próximos meses, cerca de dois trabalhadores das indústrias locais. A próxima visita está marcada para esta quinta-feira (11), reunindo o quadro de funcionários da Vulcabrás.

Cultura e conhecimento

A iniciativa visa proporcionar aos trabalhadores momentos de diversão, cultura e conhecimento. O grupo visitará a exposição “História da Industrialização do Ceará” que retrata o desenvolvimento econômico do Estado desde o período colonial até os dias atuais.

O Museu abriga ainda a mostra fotográfica “Trilhos”, uma verdadeira viagem ao passado de Fortaleza. São 32 imagens de ruas onde foram construídos trilhos de bondes entre os anos 1880 e 1912.

Prédio histórico

O Museu da Indústria situa-se em prédio histórico, construído em 1871, localizado no Centro de Fortaleza. A sua restauração permitiu ao visitante observar as relações do edifício com o crescimento urbano de Fortaleza.

O prédio foi construído durante o governo de Dom Pedro II. Primeiramente, funcionou como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da Capital e ponto de encontro da sociedade cearense.

Ao longo dos anos, o edifício se transformou no Grande Hotel do Norte, sede dos Correios e da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda, empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza.

Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, por meio do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo Sesi em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.

Serviço

Museu da Indústria
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário