12/04/2016 por Débora Britto

A cultura nordestina contada por meio da diversidade da Feira de Caruaru

É considerada uma das mais importantes feiras do Brasil e em 2006 recebeu do IPHAN o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

A Feira de Caruaru tem o formato de feira ao ar livre. (Foto: Site/ViajenaViagem)

A Feira de Caruaru tem o formato de feira ao ar livre. (Foto: Site/ViajenaViagem)

A Feira de Caruaru, no interior de Pernambuco, é considerada uma das mais importantes feiras do Brasil. Em 2006, recebeu do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Com o formato de um mercado ao ar livre, a feira comercializa diversos produtos, como frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, roupas, calçados, bolsas, panelas, utensílios para cozinha, animais, móveis, ferragens, miudezas, rádios, artigos eletrônicos, importados entre outros.

Tudo surgiu há mais de 200 anos quando, inicialmente, no local em que era ponto de parada para vaqueiros que traziam o gado do Sertão para o Litoral e de mascates que faziam o sentido inverso, foi instalada a feira. No ano de 1992, a feira foi transferida do Largo da Igreja da Conceição para o Parque 18 de Maio, também localizado na parte central da cidade.

Mas a feira de Caruaru é composta por várias outras feiras: do “Paraguai” ou de Importados; da Sulanca; de Gado; de Frutas e Verduras; de Raízes e Ervas Medicinais; do Troca-troca; de Flores e Plantas Ornamentais; de Couro (calçado, chapéus, bolsas); de Permanente de Confecções Populares; de Bolos e Seção de goma e doces; de Ferragens; Artigos de Cama, Mesa e Banho; Fumo e Permanente dos Importados.

A mais importante delas, a do Artesanato, atrai milhares de pessoas todos os anos que chegam à cidade de Caruaru para conhecer sua diversidade cultural por meio de trabalhos dos artesãos ‘’da terra’’. Segundo informações do Departamento de Feiras e Mercados do Município, nos períodos de maior movimentação do ano, registra-se a passagem de aproximadamente 100 mil pessoas, nos dias de movimento comum a estimativa é de 60 a 70 mil pessoas de todos os estados brasileiros, atraídas pela oportunidade de negócios e compras.

A feira traz ainda um setor chamado troca-troca onde nada se vende, tudo se troca: bicicletas, relógios, roupas, rádios, carteiras, aparelhos eletrônicos entre outros. Tudo acontece ao som de cegos tocando sanfona, de violeiros e de cantadores lançando seus desafios. Bandas de pífanos também são encontradas no meio da feira. É a mistura de comércio, cultura e festa que os artistas populares criam e resulta na cultura nordestina que encanta a todos.

Mas além da comercialização de produtos a Feira de Caruaru também é um ponto de encontro para artistas, poetas, boêmios e turistas de todos os locais do Brasil e do exterior, que se juntam aos pernambucanos, espalhados pelas barracas coloridas, que movimentam a economia do lugar.

Horário de funcionamento da Feira de Caruaru

Feira da Sulanca (segunda, às 5h)

Feira de Artesanato (segunda a sábado, das 5h às 17h)

Polo Caruaru (domingo a domingo, das 9h às 18h)

Centro Comercial da Cidade (segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h)

 


Débora Britto
Estudante de Jornalismo e radialista, Débora Britto inciou seu trabalho em comunicação na AM Pitaguary e passou por tantas outras. Em 2006, apresentou o programa Futebol de Salto Alto na extintaTransamérica Hit’s Ceará. Em seguida, o projeto foi para a Cidade AM 860, onde também realizava cobertura da Assembleia Legislativa do Ceará para o programa diário Notícias na Cidade, apresentado por Flávio Moreira. Em paralelo, apresentava o Encontro Tropical, programa musical vinculado a FM Tropical (atual Beach Park FM), emissora que fazia parte do Sistema Cidade de Comunicação. Nesse período, também trabalhou como assessora parlamentar de comunicação. Na rádio FM Expresso (atual FM Expresso SomZoom Sat), comandou o Futebol de Salto Alto por 1 ano. O amor pelo esporte a levou a participar do Programa Café com Bola, onde dividia o comando da atração com Guido Albuquerque. Sua experiência na tv foi com o programa Take, na TV Ceará. Atualmente, além de fazer parte dos quadros no portal de notícias Norteando Você, Débora faz parte da equipa da rádio do legislativo cearense, FM Assembleia e é repórter esportiva do programa Expresso em Pauta, da rádio Expresso SomZomm Sat.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário