26/04/2016 por Débora Britto

Brotas, a capital do turismo de aventura

O rio Jacaré reúne praticantes de canoagem, rafting, arborismo e demais esportes radicais

O rio Jacaré e seus afluentes formam dezenas de cachoeiras e quedas d’água. (Foto: Turismo em foco)

O rio Jacaré e seus afluentes formam dezenas de cachoeiras e quedas d’água. (Foto: Turismo em foco)

A cidade de Brotas, no interior de São Paulo, é conhecida como a capital do turismo de aventura. Teve início a partir da construção da Capela Santa Cruz, por volta do ano 1839, dando início a um povoado. Em pouco tempo, tornou-se distrito de Araraquara e em 1853 foi transferido para Rio Claro. No ano de 1859, o distrito foi passou a ser município.

Sua fase de maior desenvolvimento foi durante a expansão da lavoura de café, entre as décadas dos anos 1920 e 1930, na qual a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos, o que já vinha acontecendo desde o final do século XIX. Aos poucos, com a influência da agricultura cafeeira, o município perdeu grande parte da sua população para outros centros, principalmente São Carlos, Rio Claro, Jaú e Piracicaba.

Com o passar dos anos, Brotas foi se afirmando como um dos lugares mais procurados do Brasil e do exterior para a realização do turismo de aventura. São diversos passeios em contato direto com a natureza, como o rafting, canoagem, tirolesas, arborismo e esportes radicais em geral, aproveitando o pontencial do rio Jacaré Pepira. Ele nasce na Serra de São Pedro e é um dos poucos rios não poluídos da Bacia do Tietê.

Ao chegar nas Cuestas de Brotas, o rio Jacaré e seus afluentes formam dezenas de cachoeiras e quedas d’água, inclusive no perímetro urbano da cidade, no Parque dos Saltos. Quase todas as atividades de ecoturismo e aventura praticadas em Brotas acontecem em cachoeiras, corredeiras, nascentes e represas.

Atualmente, a economia do município baseia-se na agropecuária, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e laranja, apesar da crescente importância do turismo de aventura.

Atrativos próximos

Próximo a região de Brotas, estão concentrados alguns atrativos que nossos visitantes também podem conhecer, como o Museu da Tam em São Carlos, o polo calçadista feminino em Jaú, além de São Pedro, Águas de São Pedro (águas termais sulfurosas) e Barra Bonita (passeio de barco na eclusa).


Débora Britto
Estudante de Jornalismo e radialista, Débora Britto inciou seu trabalho em comunicação na AM Pitaguary e passou por tantas outras. Em 2006, apresentou o programa Futebol de Salto Alto na extintaTransamérica Hit’s Ceará. Em seguida, o projeto foi para a Cidade AM 860, onde também realizava cobertura da Assembleia Legislativa do Ceará para o programa diário Notícias na Cidade, apresentado por Flávio Moreira. Em paralelo, apresentava o Encontro Tropical, programa musical vinculado a FM Tropical (atual Beach Park FM), emissora que fazia parte do Sistema Cidade de Comunicação. Nesse período, também trabalhou como assessora parlamentar de comunicação. Na rádio FM Expresso (atual FM Expresso SomZoom Sat), comandou o Futebol de Salto Alto por 1 ano. O amor pelo esporte a levou a participar do Programa Café com Bola, onde dividia o comando da atração com Guido Albuquerque. Sua experiência na tv foi com o programa Take, na TV Ceará. Atualmente, além de fazer parte dos quadros no portal de notícias Norteando Você, Débora faz parte da equipa da rádio do legislativo cearense, FM Assembleia e é repórter esportiva do programa Expresso em Pauta, da rádio Expresso SomZomm Sat.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário