09/11/2016 por Mara Cristina

Documentário registra bastidores de musical com crianças autistas

O filme, de 20 minutos, é uma produção da Sinfonia Filmes/Grupo Maestros e estreia, dia 20, na TV Assembleia

documentario-autismo

Foram seis meses de gravações até o dia do espetáculo (Foto: Divulgação)

Documentário protagonizado por crianças e adolescentes autistas mostra os bastidores do espetáculo musical “Uma Sinfonia Diferente – Azul da Cor do Mar”, produzido pela Associação Fortaleza Azul (FAZ).

O espetáculo, apresentado dia 5 de abril, emocionou pais, parentes e espectadores e motivou o documentarista Vinícius Augusto Bozzo a produzir o  filme.

“Acompanhamos o projeto desde o início. Fizemos algumas imagens de bastidores. A ideia era fazer um pequeno vídeo de making off para DVD”, explica Vinícius.

Documentário

Foram seis meses de gravações até o dia do espetáculo recolhendo imagens e depoimentos que deram vida ao documentário “Mergulhando no Azul da Cor do Mar”.

O filme, de 20 minutos, é uma produção da Sinfonia Filmes/Grupo Maestros e estreia, dia 20 de novembro, às 20 horas na TV Assembleia do Ceará.

Poderá ser assistido também na internet, nos canais de comunicação da Associação Fortaleza Azul.

Durante os ensaios, a equipe de gravação percebeu a dedicação dos pais, músicos terapeutas e psicólogos em desenvolver as crianças.

Sensibilizado com o espetáculo, Vinícius concluiu que o processo de participação das crianças precisava ser documentado, ganhando uma maior dimensão.

Fernanda Cavalieri, mãe de portadores do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e presidente da FAZ, a produção é importante.

“Além de contribuir como um material de estudo, o documentário ajuda a divulgar o TEA e, ao mesmo tempo, mostra as habilidades que autistas têm e a importância da participação familiar neste desenvolvimento”, afirma.

O filme conta com a participação de Fernanda e dos músicos terapeutas Bruno Verga, Glairton Santiago, Rodrigo Félix que dirigiram o musical no Ceará, além de Caroline Steinkopf pioneira do trabalho, em Brasília.

Ficha Técnica:

Direção: Vinicius Augusto Bozzo
Roteiro: Allef Silva
Montagem: Allef Silva e Vitor Guimarães
Direção de Fotografia: Marcelo Alves e Vinicius Augusto Bozzo
Produção Executiva: Yuri Machado e Vinicius Augusto Bozzo
Produção: Sinfonia Filmes


Mara Cristina
Mara Cristina Castro, mais conhecida nas redes sociais por MaraCrisc, é formada é Jornalismo (UFC). Possui especialização em Jornalismo Econômico (FIA/USP). Professora de jornalismo na Faculdade Cearense desde 2006. Passagens profissionais: muitas. Último emprego: Diário do Nordeste. Mãe do Thiago e da Patrícia.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário