23/07/2016 por Leonardo Pedreira

Futebol Americano: Sobral e o time dos Bodes Pretos

Em Fortaleza, já existem quatro times que participaram de campeonatos nacionais

A equipe dos “Bodes Pretos” vem conseguindo conquistar novos adeptos e admiradores a cada dia. (Foto: Divulgação)

A equipe dos “Bodes Pretos” vem conseguindo conquistar novos adeptos e admiradores a cada dia. (Foto: Divulgação)

Eles são pioneiros na maior cidade da Região Norte do Ceará, também conhecida como “Princesinha do Norte”. Sobral não tem apenas o famoso Arco do Triunfo que faz lembrar um país estrangeiro. Tem também um time de futebol americano. Isso mesmo, aqueles muito comuns nos Estados Unidos, com seus quarterbacks, running backs, entre outras posições que compõem as equipes.

O time de Sobral, batizado de Bodes Pretos, é resultado da iniciativa de um grupo de jovens atletas, apaixonados pela modalidade, que decidiram não só criar uma equipe, como convencer outras pessoas de municípios vizinhos a também fazer o mesmo.

Campos de Sobral

Para muitos, trata-se de um grande desafio, mas, quem foi que disse que jogador de futebol americano tem medo de desafios? Ninguém, não é? O esporte vem ganhando novos espaços a cada dia nos campos de Sobral, exatamente através do trabalho dos destemidos jovens atletas.

Desde o primeiro jogo realizado em Sobral, o time de Futebol Americano já atraiu mais de 200 jogadores. (Foto: Divulgação)

Desde o primeiro jogo realizado em Sobral, o time de Futebol Americano já atraiu mais de 200 jogadores. (Foto: Divulgação)

Um dos integrantes, Julivaldo Sousa, residiu em São Paulo e foi lá que ele não só conheceu melhor a modalidade, como passou a praticá-la. Não deu outra: retornando a cidade natal, apresentou a ideia a dois amigos e o time sobralense nasceu. Em junho de 2012 foi realizado o primeiro amistoso, e aí surgiu oficialmente o movimento esportivo que deu origem ao time “Bodes Pretos”.

Popularidade dos Bodes

Não demorou para a iniciativa se tornar popular. Os treinos começaram no Campo da Margem Esquerda do Rio Acaraú, onde as pessoas se aproximavam por curiosidade e muitas se tornaram jogadores. Segundo os organizadores da equipe, desde o primeiro jogo realizado em Sobral, já passaram mais de 200 jogadores que continuam praticando o esporte numa espécie de revezamento. Helder Lemos é presidente da Equipe Bodes Pretos e diz que o movimento tende a crescer muito mais.

Ele revela que os treinos acontecem quatro vezes por semana, no Campo da Margem Esquerda do Rio Acaraú e também no Campo do Centro de Ciências da Saúde. São locais que se aproximam das medidas ideais para a prática do futebol americano, cujo campo oficial mede 120 jardas de comprimento, ou 109,73m, e 53 ⅓ jardas de largura, ou 49m, aproximadamente.

Campeonatos nacionais

O futebol americano já está bem divulgado no Brasil; só em Fortaleza, capital do Estado, já existem quatro times montados e que participaram de campeonatos nacionais. Em Sobral, o movimento espera crescer muito mais, apesar das dificuldades para comprar os equipamentos utilizados pelos jogadores, que custam cerca de R$ 800,00. Mas, nada mudo o foco dos organizadores, que já pensam em fundar uma associação para continuar o trabalho de fortalecimento da ideia.


Leonardo Pedreira
Radialista por profissão e jornalista por paixão. Iniciou sua carreira na década de 80, orientado pelo pai, Almir Pedreira, quando realizou seu primeiro teste na Rádio Universitária FM, da Universidade Federal do Ceará. Do rádio passou para a televisão, também na década de 80, dando seus primeiros passos como apresentador de TeleAulas, da então TV Educativa, do Governo do Estado do Ceará. Já como repórter, ingressou no Grupo Jangadeiro de Comunicação, em 1991, onde está até hoje. Atualmente, é Radialista da Tribuna Band News FM – 101,7. Ainda trabalhou como assessor de imprensa na Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace, por 10 anos.

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário