28/10/2015 por Norteando Você

Parintins a capital mundial do Folcore

A dimensão alcançada pelo Festival Folclórico colocou os bumbás Garantido e Caprichoso como principal produto para desenvolver o turismo na região

Parintins

Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá. Foto:Reprodução.

Parintins, mais conhecida como “A capital mundial do Folclore”, é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, próximo a divisa com o estado do Pará, localizado na Região Norte do país. A cidade de Parintins é a mais visitada do Estado do Amazonas por estrangeiros, principalmente durante o período do Festival Folclórico. Além disso, Parintins está entre os 65 municípios indutores do turismo no País e tem o status de porta de entrada do Amazonas.

O município é conhecido principalmente por sediar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais preservadas da América Latina. A dimensão alcançada pelo Festival Folclórico colocou os bumbás Garantido e Caprichoso como principal produto para desenvolver o turismo na região, uma das alternativas econômicas para o município. O turismo ligado ao boi-bumbá já é uma importante fonte de renda para Parintins.

Parintins conta com um imenso potencial de atrativos ecológicos, naturais, históricos, culturais, folclóricos, entre outros, o que lhe confere bons números de visitantes que acabam presenciando uma das marcas registradas do local, o turismo sustentável.

Conhecendo a cidade

Conhecer o artesanato regional e realizar um city tour pela ilha fazem parte das opções oferecidas aos turistas que chegam a Parintins a bordo dos cruzeiros internacionais. Outra opção é o trajeto feito em triciclo, transporte típico da cidade. Os estrangeiros trocam a segurança de táxis pela diversão em passeios nas bicicletas adaptadas para transporte de cargas e passageiros.

Com toda a criatividade que é marca registrada do povo local, os ciclistas enfeitam os veículos com bandeirolas, palhas, folhas de palmeiras e levam os turistas para conhecer a cidade. A corrida sai por volta de U$ 2 e os motoristas chegam a arrecadar U$ 40 a cada navio que chega à cidade.

Festival Folclórico de Parintins

Considerada uma das maiores festas regionais do país, o Festival de Parintins pode ser comparada às grandes manifestações carnavalescas que acontecem pelo Brasil, por sua importância e grandiosidade. Presente no calendário oficial de eventos de Parintins desde 1965, o evento é realizado todo ano no mês de junho.

Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá. O Boi Garantido, fundado em 1913, foi o primeiro a encenar a lenda do boi-bumbá. Nove anos depois foi fundado o boi Galante, que viria a se chamar Caprichoso a partir de 1925. O mais interessante sobre o festival é que a cidade inteira se divide entre os dois partidos para torcer e vibrar.

 

Notícias relacionadas

Deixe aqui seu comentário